terça-feira, 11 de março de 2014

Inspirações | Aromáticas na cozinha #1



{clicar para ver em tamanho maior}
 
Adoro aromáticas e adoro vê-las nas cozinhas. Dão um toque de decoração ao mesmo tempo que são úteis. A utilização de aromáticas frescas nos cozinhados transforma-os por completo e torna-os muito mais apetitosos, cheirosos e saudáveis, dando-lhes sempre um toque especial, 'aquele' toque, 'o' toque!! Transformam um simples cozinhado num prato elegante e elaborado. Para além de que é mais saudável pois acaba por utilizar-se menos sal na confeção.
Em casa sempre usamos muito ervas nos cozinhados porque temos vasos na varanda com os mais diversos tipos.

No que toca à decoração, as hipóteses são imeeensas.




 
O T. anda com vontade de se dedicar a aprender a cozinhar massas {porque é que eles se viram sempre para as massas?}. E eu, que era capaz de me alimentar só de massas {e portanto não me importo nada desta sua última 'mania'}, acho que nesse tipo de cozinhados as aromáticas são essenciais e fazem a diferença. Portanto, andava já há algum tempo a pensar colocar umas plantinhas aromáticas no peitoril da janela da cozinha do T. e hoje vi no site do IKEA estes vasinhos. Há dois conjuntos diferentes, cada um com 3 tipos de aromáticas.
Alguém já comprou? Crescem sem problema ou corro o risco de fazer a compra e ter de preencher os vasinhos com sementes das ervas da minha mãe {e nesse caso mais vale comprar um vasinhos mais baratos}?
 

IKEA - 7,99€ {conj. de 3 vasinhos}
 

 
Se também tiverem interesse neste tema, podem encontrar as épocas mais indicadas para semear, as formas de regar, as utilidades de cada aromática ... nos seguintes links:
Horta em Casa {atenção, porque este site é brasileiro e algumas coisas podem ser diferentes consoante o clima}
Morelli Nutrição {também este é brasileiro}
 
 
 
 
[todas as imagens foram retiradas da internet] 

2 comentários:

  1. Eu também gostava de ter uns vasinhos de ervas aromáticas mas na cozinha não dá.
    Tem pouca luz. Na varanda também não dá por causa da poluição originada pelo trânsito. é um dos problemas de morar no centro de uma grande cidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... E na marquise, achas que não dá?
      Depois mostro aqui as minhas :)

      Eliminar