Há algo nos lugares abandonados que me fascina. Talvez seja o facto de poder imaginar o que por lá se passou, as histórias, as vidas que lá se viveram, como era tudo quando o local ou edifício era vivido...
Adoro ir a Vidago {parte da minha família vive em Vila Real e, portanto, é comum passearmos por aqueles lados}, passar pelos antigos hotéis das termas, abandonados, deixados para trás, de janelas abertas por onde é possível ver-se o interior, agora 'habitado' por raízes, heras e outras plantas e imaginar toda a vida que em tempos aqueles locais tiveram.
Por isso, quando me deparo com fotografias de lugares abandonados {ultimamente circulam com frequência pelas redes sociais} fico parada uns minutos em cada fotografia a imaginar o que terá sido e o que poderia ser neste momento, caso não tivesse sido abandonado. E vou pensando em possíveis respostas para as questões que sempre me vêm à cabeça: Quem viveria aqui? Porque é que tiveram de abandonar este lugar? A razão do abandono terá sido uma tragédia? Como é que um sítio tão bonito chega a este ponto?
Deixo-vos algumas, que descobri recentemente.
Mas estas são ainda mais especiais, são em Portugal.
 |
Chalet da Condessa d'Elda | Sintra (entretanto restaurado) |
 |
Chalet da Condessa d'Elda | Sintra (após o restauro) |
Caso tenham curiosidade em saber um pouco da história {muito resumida} destes locais podem ver aqui.
Adorei o post! Não sabia da existência de mais de metade destes sítios.
ResponderEliminarVi há pouco tempo uma reportagem sobre o sanatório do Caramulo e fico com "saudades" de sítios que não conheço.
Olá Jelly Pearl!
EliminarÉ mesmo isso, "'saudades' de sítios que não conheço"!
Vais encontrar por aqui mais posts deste género, porque tenho intenção de continuar a lembrar lugares esquecidos ;)
Ai como estas coisas me revoltam, sou ligada ao turismo conheço locais de enorme beleza neste estado não entendo como se podem construir hotéis, palácios museus e casas de sei mais lá o quê quando se tem destes espaços, não te esqueças da minha questão:)
ResponderEliminarBeijinhos