segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Por aí ... | Sentir {de novo} o Porto

A pós-graduação do T. tem-me permitido ir ao Porto mais frequentemente e ter 8 horas livres para me perder por lá, ver as últimas novidades e sentir a cidade, que tantas saudades me deixa...

Na última ida ao Porto, dia 31 de Novembro, descobri a Rua de Santa Catarina como nunca a tinha visto: cheinha cheinha de gente, que, como eu, curtia o ambiente, entrava e saía das lojas, saboreava as castanhas assadas na rua e passeava sacos e sacos de compras {eu nem tanto...}.

Aproveitei para visitar algumas feirinhas de rua, que adoro. Em Cedofeita / Miguel Bombarda decorria o Mercado Oitocentista, com trajes típicos da época e venda dos mais diversos artigos de artesanato, presépios originais, docinhos, produtos regionais ... Na Praça Carlos Alberto encontrei o Mercado Porto Bello que, quando lá passei, estava ainda em montagem, mas onde já consegui ver banquinhas com obras de arte, roupa em segunda-mão, bijuteria artesanal e compotas, chás e mel.

E, pelo caminho, fui entrando em novas lojas {das quais falarei brevemente aqui}, com tantos pequenos pormenores tão queridos e apetecíveis, que só me apetecia fotografar, mas confesso que não tenho grande à vontade para entrar de máquina fotográfica em punho {embora houvesse muitas pessoas a fazê-lo} e registar todos os pormenores que me chamam a atenção e gostaria de 'eternizar'. E depois saio e fico com imensa pena de não ter tido 'lata' para o fazer...

Aproveitei também para passar um bom tempo na FNAC, ouvir alguns CD's, folhear livros que já conhecia a me suscitavam interesse e outros que me foram chamando a atenção, planear presentes de Natal e, claro, aproveitar para acrescentar alguns itens à minha lista para o Pai Natal ;)


Gosto tanto de andar sozinha pelo Porto, ao meu ritmo e vontade, visitar o que me apetece, entrar e sair dos locais que me chamam a atenção, sentar-me nas esplanadas e tomar um café enquanto observo o ambiente e as pessoas que nele se 'dissolvem'...
Soube-me tão bem, que não conseguem imaginar... Fez-me lembrar os fins-de-semana que, enquanto estudava no Porto, ficava lá ao invés de vir para casa para os mimos da família e amigos. 
Mas fica a 'conforto' de saber que, durante o próximo ano, vou ter oportunidade de, frequentemente, repetir estes percursos e trilhar outros.

Embora tenha vindo de pés e pernas desfeitos, vim também de coração cheio!
O Porto é mesmo a 'minha' cidade!! 

2 comentários:

  1. O Porto também era a minha cidade preferida.
    Agora tenho que estar noutra cidade, mas sempre que posso até os olhos se arregalam.
    Isso e comprar chá de vinho do Porto para ter lá por casa. O bem que me faz à alma... Nem imaginas!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saudades do Porto, Maria Saudade?
      Sei bem o que isso é... embora não esteja tão longe. As tuas devem ser ainda maiores.

      Beijinho

      Eliminar