terça-feira, 19 de novembro de 2013

Querido Diário | Um domingo verdadeiramente 'domingueiro'


Com algum atraso venho contar-vos o meu último domingo, que foi mesmo {como eu costumo dizer} domingueiro. E soube tão bem!!

Para começar em beleza, almocinho em casa com a mãe e o namorado e um bacalhau assado no forno óóóptimo. Até ele, que não aprecia bacalhau, ficou rendido.

E depois, como qualquer domingo exige {mas nem sempre se concretiza, porque por vezes a vontade de ficar em casa ou a falta de ideias imperam} um passeiozinho. Mas, desta vez, ao avistar uma movimentação invulgar na zona, começamos por fazê-lo à porta de casa, numa feira de antiguidades e velharias. Já a tinha visitado várias vezes quando se realizava no centro da vila, mas agora está mesmo aqui ao lado, no parque municipal. Para além de ser um espaço mais agradável e indicado {na minha opinião}, agora a feira é muito maior e tem uma variedade enorme de oferta. Desde móveis, a ferramentas agrícolas, passando pelos vinis {para perdição do T.}, jóias, objectos decorativos, brinquedos, material escolar do tempo dos nossos pais {a banca onde as pessoas se mantinham durante mais tempo a apreciar e exclamar "Ah, isto era o que usávamos na escola..." e a relembrar tempos antigos}, máquinas fotográficas e de escrever lindas de morrer, livros, roupa... A feira está a ganhar uma vida e uma expressão muito maior, com inúmeros vendedores espanhóis {para além dos portugueses} e uma grande variedade de verdadeiras relíquias. Gostei mesmo e acho que não vou perder uma edição.



Local da feira | Máquinas fotográficas |
Relógios e grafonola | Máquinas de escrever

T. perdido nos vinis

Berço {tão fofo} | Fogão e salamandra

Brinquedos {que um dia hei-de comprar para os meus filhos}



Para terminar a tarde, uma ida a Vila Nova de Cerveira, uma vila lindíssima e muito agradável, mesmo aqui ao lado. Mais uma suposta feira de antiguidades {totalmente descaracterizada, que não tinha uma única antiguidade, apenas artesanato} e a descoberta casuística de um espaço novo com um conceito muito giro: uma casa pequenina que vende compotas, bolachinhas, cabazes e outros produtos caseiros; um espaço com sofás cobertos com mantas, mesmo a lembrar as salas das casas dos avós nas aldeias e uma área com 4 mesas e cadeiras, todas diferentes umas das outras, para tomar um chá e comer uma fatia de bolo com aspecto também caseiro, um louçeiro igualzinho ao dos meus bisavós... Um mimo este espaço; mesmo confortável e acolhedor. Só fiquei com pena de não ter registado em fotografias, mas muito em breve hei-de voltar. Foi uma bela descoberta e fez-me sonhar com a possibilidade de, um dia, ter algo do género...

2 comentários:

  1. Olá,
    posso saber onde fica essa feira que falas? Sou de Viana do Castelo e o espaço parece-me bem familiar mas não consigo descobrir:)
    Podes dizer-me em que dia do mês se realiza?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      A feira é em Caminha e realiza-se no 2º domingo de casa mês {no parque municipal}.
      Tens de visitar. Vais gostar, é muito gira.
      Um beijinho

      Eliminar